quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Rádio São Sebastião

Atenção alunos da EJA III, sala 1, seguem as instruções para o trabalho de rádio da 4ª unidade! Sucesso para todos!!

Trabalho da IV unidade: Rádio na escola (10,0)

Objetivo: socializar os conhecimentos adquiridos na disciplina de Literatura através da produção de programas radiofônicos culturais, trabalhando notícias da cidade de Ilhéus abordando aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais, além de apresentar conteúdos específicos da disciplina de Literatura e Inglês (e demais disciplinas, de acordo com o interesse de cada equipe).

Justificativa: oferecer um trabalho multimidiático, que leve o aluno a trabalhar com diferentes metodologias e formas de aquisição e socialização de conhecimento, o que estimula sua participação e interação no ambiente escolar;

Metodologia: Divisão da sala em grupos de 10 pessoas;
Definição do nome da rádio e dos programas que farão parte da mesma;
Pesquisa das notícias (se possível com entrevista);
Definição de funções, a saber: locutores, repórteres, produtores, sonoplastas, editores;
Reunião com as equipes e elaboração de um roteiro e “espelho” do programa;
Gravação e edição dos programas.
Relatório da execução da atividade e nível de participação dos componentes, com base na ABNT (máximo de quatro laudas (com folha de rosto), fonte Times ou Arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, justificado, com recuo de parágrafos).

Cronograma:
• Apresentação, explicação do trabalho e divisão das equipes - 06/11
• Definição do nome da rádio, programas e quantidade de notícias que farão parte da mesma - 07/11; (quem quiser
• Definição de funções de cada participante, pesquisa das notícias e organização do material que será usado – músicas, efeitos de som etc – até dia 13/11;
• Apresentação de um roteiro e/ou “espelho” do programa e início das gravações - 14/11
• Gravação e edição dos programas – 17 a 26/11;
• Apresentação das rádios e entrega do relatório - 28/11

Avaliação: individual, onde serão observados os seguintes critérios:
1. Participação e envolvimento do aluno (a) com o trabalho proposto;
2. Cumprimento das atividades seguindo o cronograma;
3. Organização;
4. Criatividade;
5. Conteúdo;

Resumo sobre os demais movimentos literários:


REALISMO (1881 - 1893) Panorama histórico:
- Socialismo, cientificismo, evolucionismo, positivismo, lutas antiburguesas, 2ª Rev. Industrial;
Em 1881, com a publicação de “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, inicia-se o Realismo no Brasil.
No Brasil: abolição, República, romance naturalista, poesia parnasiana.
Características: Objetivismo; Descrições e adjetivações objetivas; Linguagem culta e direta; Mulher não idealizada; real. Amor e outros interesses subordinados aos interesses sociais; Romance documental, apoiado na observação e na análise; O tratamento imparcial e objetivo dos temas; A investigação da sociedade e dos caracteres individuais é feita “de dentro para fora”, por meio de análise psicológica capaz de abranger sua complexidade, utilizando a ironia, que sugere e aponta, em vez de afirmar;
Herói problemático; Narrativa lenta, tempo psicológico; Personagens trabalhados psicologicamente.
Principal autor:
Machado de Assis com “Memórias Póstumas de Brás Cubas” (1881); “Quincas Borba”, “Dom Casmurro”, “Esaú e Jacó” e “Memorial de Aires”. Características Gerais: - Análise psicológica (os seres vistos em sua complexidade psíquica); - Análise dos valores sociais (os valores que a sociedade cria para justificar sua própria existência); - Pessimismo (descrença nos indivíduos e na organização social); - Ironia; - Refinamento da linguagem narrativa.

NATURALISMO (características) - Determinismo biológico; - Objetivismo científico; - Temas de patologia social; - Observação e análise da realidade; Ser humano descrito sob a ótica do animalesco e do sensual; - Linguagem simples; - Descrição e narrativa lentas; - Impessoalidade; - Preocupação com detalhes.
- Romance experimental, apoiado na experimentação e observação científica; A investigação da sociedade e dos caracteres individuais ocorre “de fora para dentro”, os personagens tendem a se simplificar, pois são vistos como joguetes, pacientes dos fatores biológicos, históricos e sociais que determinam suas ações, pensamentos e sentimento; Volta-se para a biologia e a patologia, centrando-se mais no social; As obras retratam as camadas inferiores, o proletariado, os marginalizados e, normalmente, os personagens são oriundos dessas classes sociais mais baixas.
Principal autor: ALUÍSIO AZEVEDO, cujo principal romance foi O CORTIÇO.

SIMBOLISMO
O Simbolismo chegou ao Brasil em 1893, com a publicação das obras Missal (prosa) e Broquéis (poesia), ambas de autoria de Cruz e Sousa, que é considerado o maior autor simbolista.
Além de Cruz e Sousa, destacam-se Alphonsus de Guimaraens e Cruz e Sousa. Principais obras:
- Missal (prosa), Broquéis (poesia), Tropos e fantasias, Faróis, Últimos sonetos,
Principais características:
- No plano temático: a morte, a transcendência espiritual, a integração cósmica, o mistério, o sagrado, o conflito entre matéria e espírito, a angústia e a sublimação sexual, a escravidão e uma verdadeira obsessão por brilhos e pela cor branca;
- No plano formal: as sinestesias, as imagens surpreendentes, a sonoridade das palavras, a predominância de substantivos e o emprego de maiúsculas, utilizadas com a finalidade de dar um valor absoluto a certos termos.

PARNASIANISMO - Surge na França como reação à poesia romântica, procura corresponder, em poesia, ao Realismo na prosa. Características: - Objetividade e impessoalidade do poeta; Culto à Forma, entendida como métrica, rima e versificação; Utilização de fórmulas poéticas fixas como o soneto; “Arte pela Arte”: a arte só tem compromisso com ela mesma; Tema principal: a mitologia greco-latina;
- Literatura descompromissada das elites; Absoluto domínio em termos de prestígio; temas: A mitologia e a história greco-romana; A natureza; O amor sensual, A pátria.

PRÉ-MODERNISMO
O pré-modernismo deve ser situado nas duas décadas iniciais deste século, até 1922, quando foi realizada a Semana da Arte Moderna. Serviu de ponte para unir os conceitos prevalecentes do Realismo, Naturalismo, Parnasianismo e Simbolismo. Os autores embora tivessem cultivado formalismos e estilismos, não deixaram de mostrar inconformismo perante suas próprias consciências dos aspectos políticos e sociais, incorporando seus próprios conceitos que abriram o caminho para o Modernismo.
Essa foi uma fase de uma grande transição que nos deixou grandes jóias como Canaã de Graça Aranha; Os Sertões de Euclides da Cunha; e Urupês de Monteiro Lobato.
O que se convencionou em chamar de Pré-Modernismo, no Brasil, não constitui uma escola literária, ou seja, não temos um grupo de autores afinados em torno de um mesmo ideário, seguindo determinadas características. Na realidade, Pré-Modernismo é um termo genérico que designa toda uma vasta produção literária que caracterizaria os primeiros vinte anos deste século.

Características
Apesar de o Pré-Modernismo não constituir uma escola literária, apresentando individualidades muito fortes, com estilos às vezes antagônicas - como é o caso, por exemplo, de Euclides da Cunha e Lima Barreto -, podemos perceber alguns pontos em comum entre as principais obras pré-modernistas:
Apesar de alguns conservadorismos, são obras inovadoras, apresentando uma ruptura com o passado, com o academismo; a linguagem de Augusto dos Anjos, ponteadas de palavras "não poéticas" como cuspe, vômito, escarro, vermes, era uma afronta à poesia parnasiana ainda em vigor; a denúncia da realidade brasileira, negando o Brasil literário herdado de Romantismo e Parnasianismo; o Brasil não oficial do sertão nordestino, dos caboclos interioranos, dos subúrbios, é o grande tema do Pré-Modernismo; o regionalismo, montando-se um vasto painel brasileiro: o Norte e Nordeste com Euclides da Cunha; o Vale do Paraíba e o interior paulista com Monteiro Lobato; o Espírito do Santo com Graça Aranha; o subúrbio carioca com Lima Barreto;
Autor: Lima Barreto, que participa da época do Simbolismo (Fim do Século XIX ao começo do Século XX), sendo uns dos Autores do Pré-Modernismo, seja em Portugal ou no Brasil (prosa).

MODERNISMO
O Modernismo é uma tendência dinâmica, indicando a necessidade de renovação e a crença de que é possível uma superação constante, baseada na idéia da 'modernidade' contra a tradição e do antigo. O séc. XX tem-se caracterizado como uma época de mudanças radicais, com a preocupação de substituir os valores antigos e levar a pesquisa ao campo de todas as atividades humanas. No campo literário, a atitude moderna da época presente em oposição às antigas coloca acima de tudo o particular, o local, a circunstância, o pessoal, o subjetivo, o relativo e a diversidade. Características A) LIBERDADE DE EXPRESSÃO; B) INCORPORAÇÃO DO COTIDIANO, a valorização da vida cotidiana; C) LINGUAGEM COLOQUIAL; D) INOVAÇÕES TÉCNICAS, como a colagem e montagem cinematográfica, fragmentação do texto; a eliminação dos sinais de pontuação; E) AMBIGÜIDADE; F) PARÓDIA;
Resumidamente, o modernismo pode ser dividido nas seguintes fases:
1ª Geração 1922-1930: - Revolução estética; Movimento demolidor e sarcástico, mais pitoresco do que profundo; Sentido tropicalista, desmistificador; Principais autores: Oswald de Andrade: "PAU-BRASIL". Mário de Andrade: "MACUNAÍMA", "MARTIN CERERÊ". Cassiano Ricardo: "DEIXA ESTAR, JACARÉ".
2ª Geração 1930-1940: Movimento de balanço, geração mais crítica; Desenvolvimento da ficção regionalista (José Lins do Rego, Raquel de Queiroz, José Américo)
3ª Geração 1945 até os nossos dias: Morte de Mário de Andrade; Momento de cristalização e equilíbrio de valores; O regionalismo com tendências universalistas; A 3ª fase modernista é chamada por alguns autores como fase pós-modenista, apresentando além das características citadas, as seguintes CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS: Surge a poesia concreta, a poesia social e a poesia práxis; Na prosa temos o romance e o conto em grande desenvolvimento; Estilo mais objetivo e maior densidade; Pesquisas e inovações lingüísticas; Complexidade psicológica; Tensões entre o indivíduo e a sociedade; Realismo fantástico.

Sugestão de sites para pesquisa:
* www.dominiopublico.gov.br
No domínio público, vocês podem pesquisar programas de rádio em "Tipo de mídia" > som > categoria > rádio escola. Há alguns contos literários e outros tipos de programas para exemplo.
* www.brasilescola.com.br/literatura
Site com informações sobre os movimentos literários, autores e obras;
* www.suapesquisa.com
* 200.130.3.122/ - Rádio escola, site que disponibiliza programas educativos de rádio.

Quaisquer dúvidas, entre em contato pelo e-mail teacher_ueila@yahoo.com.br
kisses and hugs

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