A formação de um novo homem na sociedade contemporânea deve estar voltada para um ser solidário, crítico, emancipado, criativo, sujeito de sua própria história. A escola enquanto espaço mediador na construção do conhecimento deve procurar contextualizar, juntamente com as experiências culturais dos alunos, o saber sistematizado, promovendo o desenvolvimento de habilidades e competências possibilitando aos educandos a socialização do saber. A aprendizagem e a contextualização dos conhecimentos se dão a partir do desenvolvimento das competências que segundo Philippe Perrenoud “competência é a faculdade de mobilização de recursos cognitivos – saberes, habilidades, informações - para solucionar uma série de situações com pertinência e eficácia”. Os Parâmetros Curriculares Nacionais surgem como uma proposta de reorientação curricular com objetivo de desenvolver competências básicas, no educando, para o exercício da cidadania, para a qualificação do trabalho, além de subsidiarem a prática pedagógica do profissional de educação.
No contexto marcado por grande avanço científico, tecnológico e grandes mudanças sociais, exige-se da escola e de seus profissionais constante aperfeiçoamento com embasamento teórico que fortaleça sua prática. Conhecimentos esses de técnicas, habilidades e metodologias apropriadas necessárias para fazer cumprir a linha pedagógica proposta pela unidade escolar.
quarta-feira, 27 de agosto de 2008
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